27 novembro 2014

Filtro dos Sonhos

Ei pessoinhas, tudo bom ? Espero que sim. Hoje eu vim falar pra vocês de um objeto que eu ganhei a pouco tempo, um Filtro dos Sonhos está super na moda e além de ser lindo para decorar sua casa tem uma historia bem legal e eu vim mostrar para vocês que tem e quer saber mais, ou para quem não tem e quer ter mas ta com medo de ser algo que não seja legal.


Historia:

Num dos mitos da criação, conta-se que no inicio do mundo só havia escuridão, os povos andavam ás cegas, e viviam se colidindo, uns com os outros. A vovó aranha que trouxe o sol e o fogo aos índios e ensinou-lhes a arte de fazer cerâmica.

Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia:

"Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causara dor e infortúnios"

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:

"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar que está dormindo. Já os ruins ficam presos até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do nascer do dia"
                                                            ---------------------------------
Esse circulo é conhecido como "dreamcatcher" (apanhador de sonhos). Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de sonhos. Trata-se de um instrumento para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.

Geralmente são colocados onde bate o sol pela manhã, em frente a janela. Os nativos nos ensinaram que os sonhos passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam á luz do amanhecer.

Você pode coloca-lo no seu quarto, escritório, ou até no berço ou carrinho do bebê. Os nativos ensinam que os bebês ao verem a pena balançar com o vento, se entretêm e aprendem a importância do ar. Ele é feito na forma de um circulo, tradicionalmente com galhos de Salgueiro. É feita uma rede na forma de uma teia de aranha e com uma abertura ao centro. Tem muitas lendas de origem, de acordo com cada tribo e também com diferentes formas de tecer.

Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas), 13 pontos (13 luas), variando com cada tradição e intenção. Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocado uma pedra/cristal. Tudo que é colocado possui um significado. O centro da teia.

Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia pedindo proteção para o lar, família, pensamentos...

Já existe no mercado de várias formas, cores e tamanhos ou você mesmo pode fazer o seu em videos de DIY (faça você mesmo).

E ai galerinha, gostaram ? Comprariam ? Eu achei bem legal a historia e fiquei aliviada por não ser uma coisa não legal sabe ? Já quero todos. Vou deixar a foto do meu aqui para vocês verem!


Um big beijoooo!

16 comentários:

  1. Oláááá!
    Filtro dos sonhos são realmente lindos, sempre gostei muito. Eu tinha um brinco que tinha um, pena que quebrou e eu nunca achei pra comprar de novo i.i

    Adorei o post!
    Beijos

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha cidade (bh-mg) eu encontro no centro com vendedores ambulantes.
      Sucesso gata e bjs!

      Excluir
  2. Aqui na minha cidade não vende, sempre achei lindo mesmo antes dele se tornar ''moda'', então minha melhor amiga comprou um pra mim quando viajou <3
    Beijo

    http://compartilhando-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O seu é lindo!

    Eu tenho dois, mas ainda não pendurei na minha janela e achei muito interessante a origem dele. Gostei do post, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oii, achei muito legal seu post e acho que todos deveriam saber a historia verdadeira, pois como você citou, tem pessoas que acham que isso é algo de bruxaria e tals. Muito legal mesmo, bjs :*
    :) http://depoisalana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando eu falei que tinha ganhado muita gente julgou falando que era bruxaria e tals, mas é muito pelo contrário.
      Sucesso e bjs!

      Excluir
  5. Eu acho lindo esse filtro, e se tivesse coragem faria uma tattoo! <3

    http://www.meucotidiano.com ,
    @priscilafrr / [Fan page] / [Sorteio de Natal]
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Os filtros dos sonhos são lindos e tem um significado bonito. Eu quero um, mas nunca encontro um que eu goste. Bjus!

    galerafashion.com


    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi a fazer e dei um pro meu namorado, hoje nós moramos juntos e penduramos o nosso bem em cima da nossa cama.
    A história do filtro dos sonhos é muito bonita e trás também muita inspiração para aqueles que procuram se agarrar à alguma coisa, e o mais legal, é que além de toda a sua história, ele ainda é uma boa opção de decoração!
    Identidade Aleatória

    O Identidade Aleatória está no facebook!

    ResponderExcluir
  8. Não é, 2 em 1 haha.
    Sucessoo gata e bjs!

    ResponderExcluir
  9. Acho os Filtro do Sonho super lindos. Já conhecia a história deles e isso só aumenta meu fascínio. Já fiz alguns e é bem fácil de fazer. Quero descobrir logo o sexo do meu bebê para poder fazer um pra por no bercinho.
    Beijinhos e fique com Deus

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo (a) ao meu blog! Espero que tenha gostado dele e obrigada por comentar, sua opinião é muito importante. Terei um grande prazer em responder todas as perguntas.

Lembre-se que sem xingamentos, ofensas ou coisa do gênero. Mas críticas construtivas são sempre aceitas. Ah, e não esqueça de deixar o link do seu blog para eu conferir.

Um big beijoooo, e até mais :)!

Pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...